top of page
O que são grupos geradores e para que servem?
Quando me perguntam o que é um grupo gerador, costumo compará-lo a um caminhão, dada a quantidade de componentes que os dois têm em comum.
Porém, diferente de um caminhão, que foi projetado para transportar pesadas cargas por longas distâncias, um gerador usa o motor diesel para produzir energia elétrica.
Um grupo gerador é constituído basicamente por um motor, normalmente movido a diesel, um alternador ou gerador elétrico e por um painel de controle, responsável por comandar todo o funcionamento.
Eles podem ser empregados em áreas em desenvolvimento, como canteiros de obras remotos, que não estejam conectados à rede elétrica, ou em locais onde as interrupções de energia são frequentes.
Os grupos geradores são equipamentos indispensáveis para garantir a vida e evitar prejuízos. Nunca é demais lembrar que cada segundo sem energia pode colocar a vida de pessoas em risco num hospital ou provocar enormes prejuízos, como a perda de alimentos congelados num supermercado ou a morte de milhares de frangos por excesso de calor numa granja.
Além disso, os grupos geradores podem servir como a principal fonte de energia ou uma fonte de alimentação suplementar de uma indústria durante os horários de pico de consumo, contribuindo em alguns casos para reduzir a carga na rede e consequentemente o valor da conta de energia.
Curiosamente, um gerador não gera energia.
Calma, eu explico.
Na realidade, ele converte vários tipos de energia...
O motor, neste caso movido a diesel, converte a energia térmica, resultante da queima do combustível, para produzir energia mecânica. Por sua vez, essa energia é usada para girar um eixo, que faz o alternador trabalhar, transformando esse movimento, através da indução eletromagnética, em eletricidade.
Todo esse processo, da conversão das várias formas de energia, até a hora certa de colocar o sistema para funcionar automaticamente quando o fornecimento da rede é interrompido, é comandado pelo painel de controle, considerado o verdadeiro “cérebro” de um grupo gerador.
O papel do painel de controle e a sua importância no funcionamento de um grupo gerador rendem um novo post, que a gente irá publicar em breve. Combinado?
Até a semana que vem e, se você ainda não se inscreveu, aproveite para assinar nosso newsletter semanal.
Um abraço!
Paulo Braga
Presidente da Maquigeral
Nova fábrica de Itumbiara - GO
bottom of page